sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dragoes

Dragões nas lendas orientais


Na China, a presença de dragões na cultura é anterior mesmo à linguagem escrita e persiste até os dias de hoje, quando o dragão é considerado um símbolo nacional chinês. Na cultura chinesa antiga, os dragões possuíam um importante papel na previsão climática, pois eram considerados como os responsáveis pelas chuvas. Assim, era comum associa r os dragões com a água e com a fertilidade nos campos, criando uma imagem bastante positiva para eles, mesmo que ainda fossem capazes de causar muita destruição quando enfurecidos, criando grandes tempestades.

As formas quiméricas do dragão Lung chinês, que misturam partes de diversos animais, também influen ciaram diversos outros dragões orientais, como o Tatsu japonês.
Nos mitos do extremo oriente os dragões geralmente desempenham funções superiores a de meros animais mágicos, muitas vezes ocupando a posição de deuses. Na mitologia chinesa os dragões chamam-se long
e dividem-se em quatro tipos:

Dragoes celestiais

Dragao espírito da terra

Dragao guardiao de tesouros

Dragões imperial

O dragão Yuan-shi tian-zong ocupa uma das mais altas posições na hierarquia divina do taioísmo. Ele teria surgido no princípio do universo e criado o céu e a terra.
Nas lendas japonesas os dragões desempenham papel divino semelhante. O dragão Ryujin, por exemplo, era considerado o deus dos mares e controlava pessoalmente o movimento das marés através de jóias mágicas.





3 comentários:

Cristiane disse...

Quanto Dragão hein!!!
Bela postagem, gostei muito!!!
Beijus!!!!

Jully disse...

Adoreiii o post num sabia de nada dos dragoes hhehe ^^ gosteii muitoo
Parabens pelo seu blog bjs...

karolis disse...

adorei saber mais sobre dragão !!!!!!
beijinhosss!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...